segunda-feira, 1 de junho de 2009

QUALIFICAR A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Recomendações da Conferência Nacional de Educação Artística (Casa da Música, 29 a 31 de Outubro de 2007)

Nas últimas décadas, Portugal foi palco de um intenso desenvolvimento no
quadro do sistema educativo e dos equipamentos culturais. As transformações
na educação e na cultura têm reflectido uma estratégia de inclusão e
alargamento de população escolar nos diversos níveis de ensino, e dos
públicos, generalizando o acesso à educação e à criação artísticas. Encontrase,
hoje, patente nas escolas, nas associações locais, nos espaços de cultura,
autarquias e organizações não governamentais a presença de programas
estruturados e, sobretudo, de projectos que revelam um crescimento da
consciência da importância das artes no desenvolvimento humano, quer
enquanto objecto de aprendizagem, quer enquanto instrumento potenciador de
outras aprendizagens.
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Neste sentido, é de recomendar o envolvimento institucional para o
estabelecimento dos seguintes objectivos:
1. Valorizar a importância da educação artística para o desenvolvimento
colectivo.
2. Garantir a igualdade de acesso à educação artística, alargando e
diversificando as oportunidades educativas nas comunidades, e
ampliando os seus públicos-alvo.
3. Apoiar e qualificar a educação artística nas escolas e nas comunidades,
promovendo o trabalho em rede e as parcerias, recorrendo às infraestruturas
existentes.
4. Estabelecer e administrar programas em parcerias para aumentar as
oportunidades de contacto da população, sobretudo jovem, com o
panorama artístico internacional, com as diversas linguagens e técnicas,
bem como com o património artístico em Portugal. E estimular assim o
auto-conhecimento e a perspectiva histórica através da fruição, análise e
leitura crítica de obras de arte e da experimentação das suas técnicas.
5. Constituir uma rede de peritos nacionais em educação artística.
6. Incentivar o apoio mecenático e a cooperação com associações e
organizações não governamentais.
7. Promover a Investigação no domínio da educação artística, incluindo a
investigação sobre referenciais de aplicação, curriculum e avaliação em
educação artística.
8. Apoiar a criação de obras artística de qualidade, destinadas
especialmente aos públicos mais jovens
9. Desenvolver estratégias e programas de avaliação de projectos de
educação artística.
10. Promover a reflexão pública e regular, nomeadamente através da
realização de encontros e conferências, e da publicação de textos sobre
a educação artística.
11. Constituir um portal nacional de educação artística, na Internet.
12. Promover parcerias duradouras entre os sistemas educativo e cultural.
13. Captar capital de risco para projectos eminentemente inovadores no
domínio da educação artística.
14. Definir um roteiro nacional para a educação artística.
No quadro das preocupações expressas durante a Conferência propõe-se,
finalmente, a criação de uma estrutura de suporte ao desenvolvimento e
monitorização de uma agenda nacional para a educação artística.

E ESTAMOS NO ANO 2009. E AGORA FAZ FALTA A "A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO"!!!

QUALIFICAR A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Recomendações da Conferência Nacional de Educação Artística
(Casa da Música, 29 a 31 de Outubro de 2007)

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